#CompraloExplica: Guia Básico do Investidor Iniciante — LCI e LCA

Compralo
4 min readJan 20, 2021

--

Os títulos de Renda Fixa queridinhos por muitos investidores, por um motivo, são isentos de Imposto de Renda. Mas há desvantagens também..

Conheça agora tudo o que precisa saber sobre LCI e LCA, suas diferenças, vantagens e desvantagens, rentabilidades, liquidez, etc.

O que é LCI e LCA?

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito Agropecuário) são investimentos em renda fixa, muito parecidos com CDBs (saiba o que são CDBs aqui: #CompraloExplica: Guia Básico do Investidor Iniciante — CDBs e Debêntures), quando instituições financeiras emitem essas Letras de Crédito, e quem as compra empresta dinheiro à instituição financeira, a qual devolverá esse valor investido acrescido de juros no prazo determinado.

A diferença é que com o CDB, a instituição financeira pode utilizar o dinheiro investido da forma que julgar necessário. Já a LCI e LCA tem uma destinação específica, o valor arrecadado deverá ser investido apenas no ramo imobiliário, e agropecuário.

Qual a diferença entre LCI e LCA?

A diferença entre as Letras de Crédito Imobiliário e Agropecuário é o setor a ser financiado pelo dinheiro arrecadado, ou seja, o lastro do papel.

As LCI são lastreadas nos empréstimos do setor imobiliário, o dinheiro arrecadado pode ser emprestado, por exemplo, a sociedades de crédito imobiliário, associações de poupança e empréstimo e companhias hipotecárias.

Já as LCA são utilizadas para captar recursos a fim de conceder empréstimos para o agronegócio, como produtores rurais e cooperativas.

Sobre o aporte inicial, rentabilidade, prazo, todos variam conforme o título, dependem de quem está emitindo a Letra de Crédito.

A grande vantagem da LCI e LCA

O que torna as LCIs e LCAs mais vantajosas do que muitos investimentos em Renda Fixa é que elas são isentas de Imposto de Renda. A fim de incentivar este tipo de investimento, o governo isentou os investidores de terem que pagar o IR em cima do rendimento obtido com LCI e LCA. Isso acaba atraindo os olhares de muitos investidores.

Desvantagens da LCI e LCA

Para começar a investir nestas Letras, é preciso um valor mais considerável. Na maioria dos casos o mínimo a ser investido em LCI e LCA é de 5 mil reais, podendo encontrar instituições que pedem valores bem maiores que isso, é necessário pesquisar bem para encontrar uma Letra de Crédito com a possibilidade de investimento de menor valor.

E também, por serem considerados bons investimentos, as LCIs e LCAs geralmente se encontram escassas.

Rentabilidade

A rentabilidade também é parecida com as do CDB e das Debêntures (as quais já falamos neste artigo: #CompraloExplica: Guia Básico do Investidor Iniciante — CDBs e Debêntures). Podem ser prefixadas, pós-fixadas ou atreladas ao IPCA.

Prefixadas são as Letras que já têm uma taxa de juros definida, por exemplo 7% ao ano, é possível saber quanto irá render até o final do prazo estipulado, na hora da compra do título.

Pós-fixadas são as que têm a rentabilidade atrelada a um indexador já definido anteriormente, não é possível saber o quanto a Letra renderá, pois depende de quanto o indexador render naquele ano. O indexador mais comum neste caso é o CDI (Há um artigo explicando o que é o CDI aqui: #CompraloExplica: Guia básico do investidor iniciante — CDI | by Compralo | Nov, 2020 | Medium).

Um exemplo é um LCI ou LCA rendendo 90% do CDI, significa que esta Letra renderá 90% do que render a taxa CDI naquele ano.

Atreladas à Inflação, neste caso temos as Letras de Crédito com uma parte do rendimento prefixada e outra pós-fixada, geralmente com uns 4% ou 5% ao ano + IPCA, que mede a variação da inflação (para entender melhor o IPCA: #CompraloExplica: Guia Básico do Investidor Iniciante — IPCA | by Compralo | Jan, 2021 | Medium). Logo, este LCI ou LCA renderá 5% ao ano mais a taxa IPCA. Neste tipo de título também só poderá ser conhecido o valor do rendimento ao final do mesmo.

Liquidez

Mesmo variando conforme o banco emissor, uma característica das LCIs e LCAs é a baixa liquidez. Que em outras palavras significa que pode demorar para conseguir resgatar seu dinheiro após o investimento, caso queira retirar antes do tempo determinado.

A maioria das LCIs e LCAs têm uma carência de 90 dias, se investir hoje, terá que esperar 90 dias para conseguir retirar o dinheiro. Há ainda algumas Letras de Crédito que tem um prazo maior que este, como de 1 ano.

Alguns emissores podem disponibilizar o resgate total ou parcial após os 90 dias da aplicação, mas isso não é regra.

Como na maioria dos investimos em Renda Fixa, nas LCIs e LCAs, quanto maior o prazo de vencimento, maior a rentabilidade. Mas, por consequência, menor a liquidez. Já que o dinheiro ficará por mais tempo investido.

Na Compralo + não temos problema em ter que esperar para resgatar o ativo, após 5 dias do aporte já é possível pedir um saque. E isso não influencia na porcentagem da recompensa.

Se deseja saber mais vantagens do Compralo +, entre em nosso site: compralo.com.br e nos acompanhe nas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin.

Compralo, você usa.

Nós também!

--

--

Compralo

Para pagar ou receber, escolha inovação: use a pioneira em pagamentos com criptoativos no Brasil.