#CompraloExplica: Guia Básico do Investidor Iniciante — CDBs e Debêntures

Compralo
4 min readDec 9, 2020

Já se deparou com o nome CDB ou Debênture e não soube o que significava? Se você está começando no mundo dos investimentos, não pode deixar de saber o que são CDBs e Debêntures. Por isso hoje explicaremos o que é cada um deles, assim como suas semelhanças e diferenças.

O que são os CDBs?

CDBs são Certificados de Depósito Bancário, que são títulos emitidos pelos bancos para arrecadar dinheiro e custear suas atividades, como fornecer empréstimos, financiamentos, dentre outras. O investidor empresta seu dinheiro para o banco, comprando o CDB, e o banco devolve este valor corrigido de juros, no prazo estabelecido no momento da compra do Certificado. Basicamente é o meio de uma pessoa física emprestar dinheiro ao banco, e depois de determinado tempo, receber seu dinheiro investido acrescido de juros.

Quando é possível retirar o dinheiro investido em CDBs?

Nestes tipos de investimentos o recomendado é aguardar o vencimento do título, mas caso queira fazer a retirada do dinheiro antes do prazo de vencimento do mesmo, há duas possibilidades:

CDB com liquidez diária, significa que pode-se retirar o valor investido a qualquer momento, pois o rendimento dele é contabilizado por dia, e neste caso não ocorrerá prejuízos com esta ação. Mas neste tipo de investimento com liquidez diária, geralmente o rendimento é inferior aos outros.

Já o CDB com baixa liquidez, ou com liquidez no vencimento, não pode ser resgatado antes do vencimento, a menos que o banco que o emitiu queira recomprá-lo ou se conseguir negociar este título no mercado secundário, quando outra pessoa se interessa em comprar o título de terceiros. Nestes casos a chance de acabar perdendo dinheiro é grande.

O que são as Debêntures?

Debêntures são Títulos de Dívida de uma Empresa. São parecidas com os CDBs, mas são emitidas por empresas não-financeiras. A empresa emite uma debênture para emprestar dinheiro a fim de financiar alguma atividade ou dívida, e o investidor que compra este título empresta o valor à empresa, a qual o devolve com uma taxa de juros anteriormente estabelecida, na data prevista no momento da compra. A maioria das Debêntures pagam o rendimento do título semestralmente.

Quando é possível retirar o dinheiro investido em debêntures?

O correto e indicado é esperar a data de vencimento do título para fazer a retirada do valor investido, mas caso queira retirar antes do prazo, é possível colocá-lo à venda novamente. Com isso correm-se 2 riscos, primeiro que quando for colocado à venda o título pode estar valendo menos do que quando foi comprado, logo perde-se dinheiro nesta negociação.

Segundo que corre-se o risco de ninguém querer comprar a debênture à ser vendida e o dono do título ter que ficar com ela por falta de oferta na mesma.

Qual a rentabilidade dos CDBs e Debêntures?

A forma de rentabilidade é definida no momento do investimento. Temos 3 tipos diferentes, tanto para os CDBs quanto para as Debêntures: prefixados, pós-fixados e híbridos.

Rentabilidade prefixada:

Nos prefixados a taxa de juros aplicada já é definida no momento da compra do título, como por exemplo uma aplicação com rentabilidade de 5%, significa que renderá 5% ao ano, referente ao valor que foi investido, sem alterações e variações durante o período no título.

Rentabilidade pós-fixada:

Nos pós-fixados a taxa de juros é atrelada à outro índice, como por exemplo à taxa CDI, neste caso é comum encontrar CDBs que rendem 110% do CDI, significa que o rendimento deste CDB vai depender do quanto a Taxa CDI estiver naquele ano (para saber mais sobre o CDI leia o artigo em que explicamos tudo o que precisa saber sobre ele #CompraloExplica: Guia básico do investidor iniciante — CDI | by Compralo | Nov, 2020 | Medium )

Rentabilidade Híbrida:

Os rendimentos híbridos são uma junção do prefixado com o pós-fixado, possui taxa de rentabilidade composta por duas partes, uma fixa e outra variável. Uma parte da rentabilidade é determinada no momento do investimento e outra parte é atrelada a outro índice econômico. Por exemplo, uma debênture com rendimento de 3,0% +IPCA, renderá os 3,0% ao ano de forma fixa, mais o comportamento oscilatório do IPCA.

Vale lembrar que nestes tipos de investimentos, as porcentagens variam de título para título. E quanto maior o tempo em que o dinheiro ficar investido, maior as taxas de juros recebidas.

Diferente de outras alternativas, como nosso programa de recompensas Compralo +, onde independente de quanto tempo o valor ficar alocado, a porcentagem será a mesma, e é possível fazer a retirada do valor aportado a qualquer momento, após os primeiros 5 dias. Além disso, o Compralo + gera recompensas de 0,05% ao dia, que resulta em aproximadamente 18% ao ano*.

Se deseja saber mais vantagens do Compralo +, entre em nosso site: compralo.com.br e nos acompanhe nas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin.

*Considerar taxa de saque.

Compralo, você usa.

Nós também!

--

--

Compralo

Para pagar ou receber, escolha inovação: use a pioneira em pagamentos com criptoativos no Brasil.