#CompraloExplica: Guia básico do investidor iniciante — CDI

Compralo
3 min readNov 17, 2020

Você já se perguntou o que realmente é esse tal de CDI?

Hoje vamos te explicar tudo o que precisa saber sobre o CDI e o que isso influencia na escolha do melhor investimento para você.

O CDI é o Certificado de Depósito Interbancário, que nada mais é do que a taxa usada para os bancos emprestarem dinheiro entre si. Mas como assim os bancos emprestam dinheiro entre si?! Isso mesmo, enquanto pensamos que os bancos são rivais, eles estão se ajudando diariamente.

Por que isso acontece?

De acordo com o Banco Central, os bancos não podem fechar o caixa do dia no negativo, por exemplo, quando houve mais saídas do que entradas, significa que o caixa do dia ficou negativo. Para que isso não ocorra, o banco que ficou no negativo naquele dia empresta o dinheiro que falta, para fechar o caixa, de outro banco que ficou com saldo positivo. Esse outro banco empresta o dinheiro com juros, e essa taxa de juros utilizada nessa negociação é a taxa CDI. E normalmente a taxa CDI fica bem próxima da taxa Selic.

Justamente por ser uma taxa de juros utilizada entre os bancos, é como se o CDI fosse uma taxa a ser almejada por outros tipos de investimentos. Por isso é comum encontrar investimentos atrelados ao CDI. Esses investimentos são pós fixados, pois depende do quanto ficou a média do CDI, para saber quanto vai render o investimento em si. Por exemplo, um CDB com rendimento de 120% do CDI, significa que se o CDI render 10% naquele ano, este CDB renderá 12%.

Mas como tudo na vida, esse tipo de investimento tem seu lado bom e seu lado ruim!

A parte boa é que quando o CDI está alto, você ganha mais com esses investimentos atrelados a ele. Mas o problema é que se a taxa do CDI cair, a sua rentabilidade vai cair também, e você estará ganhando menos do que se estivesse em um investimento pré fixado, por exemplo, com uma rentabilidade bem acima da taxa CDI.

Um exemplo disso foi no ano passado, em que as taxas caíram, a Selic caiu, logo todos os investimentos baseados na rentabilidade do CDI também caíram. Em 2019, o CDI ficou abaixo de 0,60% em todos os meses. Isso significa que os investimentos com 100% do CDI não passaram de 0,60% ao mês, houve meses em que a taxa ficou nos 0,40%.

Existe também o investimento que utiliza a porcentagem de rendimento pré fixada, que já determina antes o quanto aquele ativo irá render, sem surpresas, sem depender de outras taxas de juros como CDI e Selic.

Assim como o nosso programa de recompensas Compralo +, que já tem pré fixada a taxa de 0,05% ao dia*. Essa taxa é fixa, ela não vai variar junto com a CDI, ela se manterá a mesma todos os dias, enquanto seu dinheiro estiver inserido ali.

Se quiser saber mais vantagens do Compralo +, entre em nosso site: compralo.com.br e nos acompanhe nas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin.

*Considerar taxa de saque.

Compralo, você usa.
Nós também!

--

--

Compralo

Para pagar ou receber, escolha inovação: use a pioneira em pagamentos com criptoativos no Brasil.